domingo, 11 de abril de 2010

Mulheres da Ribeira de Muge - Baldoninha

"Verso" cantado pela mulheres de Paço dos Negros, durante anos a fio, dentro dos canteiros de arroz.

É cantado por Leonor Florêncio, uma grande cantadeira e bailadeira.

Cilque para ouvir: Baldoninha

Prepara-te ó Baldoninha
Já me estou a preparar
Ao balho da reinação
Não podemos lá faltar

Vamos embora minha mãe
Já podemos abalar
Já lá estão sete rapazes
Para comigo dançar

Ai então ó Jozesito
Ela aí vai a entrar
Vê se ma deixas em pontos
De ela ao balho não voltar

Cale-se aí ó mulherzinha
Não me esteja a apoquentar
Nó semos sete rapazes
Para a sua filha estafar

Ela assim que lá chegou
Logo se foi assentar
Eram sete balhadores
Menina venha balhar

Boas noites meus senhores
Boas noites venho a dar
As raparigas são poucas
Eu também quero dançar

Quando chegou ao meio do balho
Um grande grito atirou
Disseram uns para os outros
Baldoninha arrebentou

Quando ela saiu do balho
Do peito se ia a queixar
Ao balho da reinação
Onde eu vim a arrebentar

Os rapazes que a levavam
Choravam do coração
De ver o sangue a saltar
Para fora do seu caixão

O fato que ela levava
Era de seda amarela
Que toda a gente chorava
Por aquela linda donzela

Torradas novas torradas
Lá para trás dos olivais
Esta moça foi criada
Nos foros dos Marinhais