terça-feira, 13 de abril de 2010

Convite da Academia da Ribeira de Muge


Num futuro que esperamos breve, quer a Academia Itinerarium XIV-Ribeira de Muge, poder receber os visitantes do Paço dos Negros da Ribeira de Muge, com quadros que recriem as várias fases da vida neste Paço, ao longo dos séculos. Desde o reinado de D. Manuel I a D. Maria I.


Recreação no Paço, de Manuel Evangelista


Pensa esta Academia poder um dia vir a presentear os visitantes e turistas, com uma exposição permanente, a recreação de uma montaria, um casamento na capela, a vida dos negros nas suas palhotas de pau a pique com as suas danças, o fabrico da farinha no moinho e do pão no forno, etc.

Para tal está empenhada a Academia a fazer as recolhas ainda possíveis, em todas estas vertentes.

Dança do Fidalgo – uma dança palaciana, que denota ser genuína, que o povo de Paço dos Negros tornou como sua, dançada em estreia, por quase imposição do homem que mais trabalhou para este evento, e minha, para a apresentação do livro D. Sebastião e o Vidente, de Deana Barroqueiro, no Paço. Um livro cuja trama, também se faz passar neste Paço.
Foto do autor

Clique para ouvir: Danca do Fidalgo

Ó preto, ó preto – uma dança, quiçá um resquício das danças de negros, que os homens dançavam em Paço dos Negros, ainda, há cerca de cem anos.

Clique para ouvir: o preto o preto


A mulatinha – uma canção recolhida na Ribeira de Muge, em dois locais distintos, no território da antiga coutada, que vai do Moinho de Vasco Velho ao Pego da Curva.

Clique para ouvir: A mulatinha


Para já, e enquanto este programa não é possível, para visitar e conhecer a história deste Paço, basta marcar a visita pelo Telm. da Academia:

934105455