domingo, 4 de abril de 2010

A capela de S. João Baptista

Até há três anos atrás, nada se sabia sobre a vida e o patrono desta capela, tal foi o desprezo e vandalismo que foi votada nos últimos cem anos. Ao ponto de muitos, com responsabilidade, fazerem que não existia. (Lembremos o lóbi do Restopórtico instalado em Almeirim).

Agora que através de documentos se conhece o santo a quem era votada, continua desprezada, o telhado deixa entrar a chuva. Sobre o reboco e a cal que nunca viu, e as portas não me quero pronunciar.

Segundo informação recolhida, e fidedigna, por cima da porta, abaixo da cruz, existia no intrigante buraco na parede, que a foto mostra, uma pomba em pedra. Seria a pomba do Espírito Santo que, na Bíblia, desceu sobre Jesus, aquando de seu baptismo por João Baptista? É provável.

Tivéssemos nós em Almeirim, responsáveis pela cultura que não fossem meros especialistas em mudar fechaduras, mais parecendo que para tramar a evolução e o progresso de Paço dos Negros, do que empenhados em defender a sua cultura e, com pouco dinheiro, breve teríamos o Paço restaurado, mormente nestes aspectos simbólicos.
Mas se eles se recusam a classificá-lo? São uns ignorantes que não merecem o lugar que ocupam.


Clique para ouvir a prova: A Pomba do Paço



Foto onde pode ver-se o buraco cujo sítio ostentava a dita pomba