sábado, 5 de dezembro de 2009

Prioridades de gente bem pensante

Ontem, 4-12-09, aconteceu mais um acidente grave na via principal de Paço dos Negros. O local é uma curva muito perigosa, que foi feita em séculos passados pelos burros, e depois confirmada pelos homens, que são seres inteligentes.
Podemos ver no mapa, que, pelo ponteado, os limites da propriedade, demarcados em 1815, 27-4, eram em linha recta. No local assinalado, em recta, estava posicionado o 11º marco, RA - REI E ATALAIA.


Um dos 19 marcos (1815)
 
trecho de Mapa de Paço dos Negros


Certo é que hoje em vez de se dar prioridade a melhorar o perfil desta via, que tem várias lombas e curvas, que prejudicam a visibilidade, e já ceifou, em poucos anos, três vidas jovens, e muitos mais acidentes, dá-se prioridade a promessas de rotundas, na terra, que dão nas vistas, mas que nem de longe tem mostrado ser a primeira necessidade.

Hoje, depois das obras de santa engrácia que desde 2005 decorrem na localidade, vê-se aí muita indignação, eu não vejo porquê, se ao passar nas ruas de Paço dos Negros, é uma aventura e ao mesmo tempo uma festa. Com a necessária adaptação, pois o mar é de pó, ou de lama, mas também de água, só me faz recordar um verso que uma velha mulher da terra me cantou há uns anos.

O mar é uma brincadeira


Não custa nada a passar

Até dá gostos à gente

Quando vai a balançar

Lembra-me certas coisinhas

Quando me eu ponho a pensar.


Parabéns pois ao iluminado que conseguiu este feito e este efeito.