sábado, 30 de janeiro de 2010

Jorge Peixoto da Silva - 9º Almoxarife

Principais caracteristicas deste almoxarifado: retoma o cargo que fora de seu pai João Rodel Figueira. É casado com Francisca de Moura. Vem a morrer onze anos depois, deixando "um filho e duas filhas e a sua mulher Francisca de Moura pejada". Mantém a obrigação de ter um cavalo para guardar a coutada, e de cultivar o pomar.

ch. D. Afonso VI, 28,269.

Dom Afonso etc. faço saber a quem esta minha carta virem que tendo respeito ao ofício de almoxarife dos meus Paços da Ribeira de Muge e haver sido de João Rodel Figueira pai de Jorge Peixoto da Silva e de seus avós por parte de sua mãe D. Maria da Silva Peixota hei por bem e me praz fazer-lhe mercê ao mesmo Jorge Peixoto da Silva da propriedade do dito ofício que vagou por falecimento de Francisco de Almeida último proprietário que dele foi a quem não ficaram filhos o qual terá e servirá assim e da maneira que o servia o dito seu pai enquanto eu o houver por bem e não mandar o contrário com declaração que tirando-lho ou extinguindo-o em algum tempo por qualquer causa que seja minha Fazenda lhe não ficará nisso obrigada a satisfação alguma e haverá com ele de ordenado cada ano dois moios de trigo e dois moios de cevada pagos no almoxarifado das Jugadas da vila de Santarém e 34 mil réis em dinheiro pagos no almoxarifado das sisas da mesma vila dez mil réis de seu ordenado e os 24 mil réis para dois homens que hão-de trabalhar no Pomar dos ditos paços que é o mesmo que tinha e havia o dito seu pai que tudo lhe será pago com certidão do Provedor das Obras e Paços de como serve o dito ofício e cumpre com as obrigações dele e assim haverá mais todos os pró e percalços que lhe direitamente pertencerem pelo que mandamos Provedor de minhas obras e paços lhe deis posse do dito ofício o lho deixe servir e dele usar e haver o dito ordenado prós e percalços como dito é o juramento dos santos evangelhos que bem e verdadeiramente o sirva guardando em tudo meu serviço e as partes seu direito de que se fará assento nas costas desta que se cumprirá inteiramente e como nela se contém a qual por firmeza de todos mando dar ao dito Jorge Peixoto da Silva por mim assinada e selada com o meu selo pendente de que pagou de xxx direitos vinte e três mil réis que se carregarão ao tesoureiro Aleixo Ferreira Botelho a folhas 27 do livro de sua receita Francisco Ferreira o fez em Lisboa a 10 de Fevereiro de 1667 anos Sebastião da Gama lobo o fez escrever. El rei.