sábado, 31 de outubro de 2009

Vale João Viegas

O mais antigo documento de que temos conhecimento referenciando concretamente o Vale João Viegas, vale que atravessa toda a aldeia de Paço dos Negros, e que dá nome a uma rua, é de 1518. Contudo, pensamos poder estar este nome ligado a um tal João Viegas, cavaleiro, que no século XIII-XIV, ao tempo do rei D. Dinis, adquiriu em Santarém e seu termo, um vasto património fundiário.





«A Antão Fernandes almoxarife dos paços da ribeira de muja licença para que ele possa fazer umas moendas no Vale de João de Viegas e mercê de um chão aí junto para pomar este para sempre em fatiota. Rei.


D. Manuel, a quantos esta nossa carta virem, fazemos saber por querendo nós fazer graça e mercê a Antão Fernandes, nosso almoxarife dos Paços da Ribeira de Muja temos por bem e nos praz que ele possa fazer uns moinhos no Vale de João Viegas para moverem com as águas do dito vale os quais moinhos fará pelo dito vale acima dos quais Paços no lugar onde se melhor possam fazer abrindo sua levada e enxaguadoiro e açude e bem assim nos praz que mande fazer os ditos moinhos no dito vale, lhe fazemos mercê de um chão para nele fazer horta ou pomar ou que lhe bem vier o qual chão terá cento e vinte braças de comprido e de largo quinze dos quais moinhos e chão lhe fazemos mercê livremente enfiteuta com suas entradas e saídas e serventias logradouros pelos lugares onde não fizer dano sem deles nos pagar foro algum. Porém mandamos etc. em forma. Dada em a nossa vila de Almeirim aos vinte e três dias do mês de Janeiro Gaspar Gomes o fez de 1518 anos.»

trecho do Vale João Viegas actualmente entregue ao "deus-dará"