quinta-feira, 26 de março de 2015

Curiosidades históricas locais - Raposa

Paroquial de Raposa


Nestas deambulações e pesquisas, um dia um amigo, nascido em 1925, disse-me que o pai lhe contava de que quando nasceu, e antes, esta zona, que desde pelo menos 1706, pertencera à freguesia de Raposa, desde 1957 pertence à freguesia de Fazendas de Almeirim, pertencera alguns anos à freguesia de Benfica do Ribatejo.
Nunca ouvira falar em tal. Parece-me que ninguém fala de tal, ou que sabe não quer que se diga. Mas intrigava-me de nos recenseamentos de 1911 e 1920, não constar a Raposa, e o cômputo das populações, como se pode ver, estarem integradas na freguesia de Benfica.

(Na imagem pode verificar-se este facto, bem como o primeiro recenseamento da freguesia de Fazendas em 1960, e o restabelecimento da freguesia de Raposa no recenseamento de 1930, com a população de Paço dos Negros e Marianos incluída, até 1957, onde desce cerca de mil habitantes no recenseamento de 60, com a passagem para Fazendas).



A breve trecho, encontrei um doc, que reza o que o meu amigo me contava. Pero Pez, ou casal Moreira, junto a Marianos, pertencera à freguesia de Benfica, já nos anos de 1890.



Eis pois o decreto que confirma a data, 1928, da desanexação do território de que vimos a falar: