quarta-feira, 6 de julho de 2011

Ao povo o que é do povo

Com a devida vénia trancrevemos de:

http://www.correiodoribatejo.com/index.php?option=com_content&view=article&id=2483:qfandango-do-pauq-anima-reuniao-do-executivo-municipal&catid=44:cultura&Itemid=105

fandango do pau site

O "Fandango do Pau" animou por breves mas irrepetíveis momentos, a pacata e monótona reunião do Executivo municipal do dia 10 de Janeiro, a primeira do ano. Ninguém andou à paulada, mas o vereador Ludgero Mendes (eleito pelo PS), insurgiu-se energicamente contra a inclusão de uma fotografia ilustrativa daquela modalidade de dança (a imagem que vemos em cima), no programa da empresa municipal de Cultura e Turismo – CUL.TUR. Especialista em etnografia e folclore, o vereador considerou o Fandango do Pau "uma aberração que ofende a tradição dos grupos folclóricos". Por isso, em seu entender, não deverá constar entre as imagens publicadas pela CUL.TUR.


"O Fandango do Pau não faz parte da tradição. É uma mentira! Foi uma invenção introduzida há cerca de 60 anos pelo então director do Rancho Folclórico Coral do Ribatejo, Victor Hugo Faria. Não veio do povo e, hoje, só dois ou três grupos insistem nessa aberração", frisou o vereador.

Leigo na matéria, o vereador da Cultura ainda tentou justificar a inclusão daquela fotografia no programa da CUL.TUR, mas logo "enfiou o barrete", aceitando, sorridente e bem-disposto, as explicações de Ludgero Mendes. "Vamos retirar essa imagem", prometeu. Quem sabe, sabe. E a tradição é que sabe.

* negrito do autor

Pergunta-se pode um cientista social ir contra as normas aprendidas na sua Faculdade, normas científicas a que está obrigado, insistindo em fraudes culturais?