quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A História da Escola em Paço dos Negros

 

Um excerto do livro Paço dos Negros da Ribeira de Muge-A Tacubis Romana

87-Turma escolar de 1952-53. Maria de Jesus Borrego. (10-12-1952)

clip_image002

A escola em Paço dos Negros, segundo os nossos informantes, foi inaugurada no ano de 1948, com uma turma. Era docente a professora Maria Forjó Casimiro. Em 1949 havia duas turmas. Eram docentes Maria Antónia Almeida e Maria de Jesus Borrego. Esta, a residir na localidade, dava aulas nocturnas a adultos. Foram estas as primeiras professoras a dar aulas em Paço dos Negros em regime de escolaridade obrigatória até à terceira classe. Anteriormente, desde os anos 30, quem quisesse frequentar a Escola tinha que se deslocar a Fazendas de Almeirim.

Não sendo obrigatório, poucas crianças, e quase exclusivamente os rapazes, começaram a frequentar estas aulas. Quer pela falta de meios, mentalidade dos pais, também eles iletrados, quer pelas distâncias que as crianças tinham de percorrer a pé, apenas uma minoria frequentou, ainda que por curtos e por vezes irregulares períodos, a escola em Fazendas de Almeirim.

87 A – Diploma de aluno entrado na escola aos 12 anos.

clip_image004 

Alguns pais, tentando que seus filhos aprendessem as primeiras letras, pagavam, por vezes, a uns indivíduos instruídos que, quantas vezes por razões políticas, de algum modo marginais à sociedade, na terra apareciam esporadicamente e, a troco de uns precários tostões, ensinavam as crianças que frequentavam a escola nos intervalos dos trabalhos agrícolas.

87 B – Turma Escolar da “Senhora Almeida”. 1951-52

clip_image006