terça-feira, 12 de abril de 2016

Dia dos moinhos Abertos 2016

Descerramento do Cartaz Oficial dos Moinhos Abertos 2016

A cerimónia de Abertura contou com a presença da Sr.ª Vereadora Sónia Colaço e do Sr. Deputado Municipal António Cruz Martins, que aqui pousaram connosco para a foto. 

Iniciativa nacional, em que a Academia Itinerarium XIV participa pela terceira vez, contou este ano com um total 55 visitantes ao Moinho do Fidalgo (Paço dos Negros - Almeirim), apesar das condições adversas do tempo. Aqui esteve patente durante o fim-de-semana a exposição temática “Cereais da Ribeira de Muge: do canteiro à mesa”, que mostrava o percurso do cereal, desde que é cultivado, passando pela sua transformação no moinho, até às confeções gastronómicas.

Já no domingo tivemos uma tertúlia designada “Conversas no moinho com… Sónia Colaço, sobre «A Valorização do Património Ambiental Ribeirinho»”. Foi sem dúvida um momento apreciado pela plateia, em que todos os presentes aprenderam e interiorizaram um pouco mais a necessidade da valorização ambiental dos cursos de água, ao nível da flora, fauna e do seu papel não só no ambiente como também na sua integração no dia-a-dia de todos nós, e o quão importante e fonte de riqueza podem ser os recursos aquíferos.
Tertúlia com Sónia Colaço sobre a valorização do património ambiental ribeirinho. 

Além disto, há ainda a salientar o anúncio feito na cerimónia de abertura de um colóquio a decorrer no próximo dia 21 de maio, na Casa da Cultura da Raposa, em parceria com a Junta de Freguesia daquela localidade. Este colóquio irá incidir sobre os moinhos de vento, tendo como um dos objetivos trazer a esta zona uma realidade diferente daquela que conhecemos. O painel de oradores será constituído por um conjunto de personalidades com um percurso de investigação notável na área da molinologia e da arqueologia. Será sem dúvida um evento que marcará a forma de estar na cultura do concelho, e será um potenciador do turismo cultural. Já estão disponíveis algumas informações aqui no blog da academia sobre este colóquio, assim como um botão de acesso a um formulário para inscrição no mesmo aqui ao lado.