quinta-feira, 29 de maio de 2014

Quinta feira de espiga

Com a devida vénia transcrevemos do blog da Academia:

(PODE OUVIR AS TRÊS CANÇÕES. É SÓ CLICAR NO LINK).

Sendo feriado municipal na Chamusca, Almeirim e Salvaterra de Magos, podemos afirmar que as pessoas que vivem junto à Ribeira de Muge se encontram hoje em dia de descanso. Conhecido por vários nomes, o dia designa-se por “Quinta-feira da Ascensão”, “Dia da Ascensão”, “Quinta-feira da Espiga” ou “Dia da Espiga”. É a comemoração da Ascensão de Cristo aos Céus, quarenta dias depois do Domingo de Páscoa, dia em que ressuscitou.

Contudo, esta é uma festa celebrada pela Igreja Católica em sobreposição a uma festa pagã inserida no ciclo da floração (quando as plantas rebentam, depois do inverno, correspondente aproximadamente à primavera). Todas as festas deste período, nomeadamente o Dia da Espiga, caracterizam-se “pela procura de parceiros conjugais e a solidificação dos laços familiares ou de vizinhança já existentes” (Santo, 1999: 117). A esta acresce a celebração das produções agrícolas que já estão em fase de germinação avançada por esta altura.

Com a “apropriação” das festas pagãs pela Igreja Católica Romana, assistimos a uma mistura de elementos pagãos e cristãos neste dia. Assim, podemos encontrar para além da celebração religiosa, que em Portugal se comemora no domingo seguinte, um dia de ócio, em que tradicionalmente os jovens vão passeando pelos campos em grupo, apanham a espiga e fazem a sesta no monte. Estando os jovens sozinhos, ou seja, ausentes do olhar atento dos pais, é igualmente um dia intimamente ligado aos ritos de iniciação sexual. A espiga é na verdade um ramo, que para além de uma espiga de trigo tem também outros cereais, como a aveia, e que simbolizam o pão. A estes são adicionados um ramo de oliveira (símbolo do azeite, da paz e da luz), parras de vinhas (vinho e alegria), alecrim (saúde e força), malmequer (ouro e prata) e uma papoila (amor e vida).

Também na Ribeira de Muge encontramos um afeto especial por este dia, considerado um dos mais sagrados, mas que nem por isso deixamos de encontrar uma mistura de elementos religiosos e pagãos. Considerado “um dia santo tão grande, que diz que havia uma hora que nem os passarinham iam ao ninho” (Evangelista, 2004: 127), são comuns as histórias de pessoas que foram contra este preceito e esbarraram em qualquer inconveniente de origem transcendente. Como o homem que foi curar a vinha, com dois pulverizadores, e os dois se partiram, assim como um terceiro emprestado. Ou a mulher que fez uma fornada de pão em Quinta-feira de Ascensão e quando o cortou ele escorria sangue. Sangue também encontraram no serrote uns homens que foram serrar no Pinhal do Trinta, assim como uma mulher num lençol que estava a lavar ou uma outra que ficou com fios de sangue na parede que caiou em Quinta-feira da Ascensão.

Podemos assim ver que é religiosamente reprovável o trabalho neste dia, seja ele de índole doméstica ou profissional. Há o célebre caso do Doutor Figueiredo, que mandou os seus trabalhadores irem com os bois para o campo em dia de Quinta-feira da Ascensão, com um trágico desenlace. É um poema cantado, que podemos ouvir aqui e ler abaixo:

Quinta-feira de Ascensão
 Quinta-feira de Ascensão
É um dia muito guardado
Real Doutor Figueiredo
Mandou trabalhar o gado

Cale-se aí meu patrão
Que Deus o pode castigar
Ou tu fazes o que te eu mando
Ou senão boto-te a andar

Os criados coitadinhos
Foram p’ra Quinta lavrar
Chegou-se a malvada hora
De os bois se incendiar

Chegou-me agora a notícia
Trago os bois na Quinta a arder
Real Doutor Figueiredo
Voltou para trás e foi ver

Ele assim que lá chegou
A cavalo no seu carrão
Voltou-se p’ro povo e disse:
A todos peço perdão

Um homem que lá morreu
Metia horror e paixão
A cabeça separada
Não cabia no caixão

Ó que golpe, ó que golpe
Ó que golpe este tão forte
Não me livrou os meus bois
Também o não livrou da morte

Torradas novas torradas
Lá p’ros lados de Palhais
Real Doutor Figueiredo
Ficou diferente dos mais.

Contudo, existe também a parte pagã. “Saíamos pelos campos, rapazes e raparigas, íamos em ranchos, a cantar, apanhávamos a espiga, sentávamo-nos no chão, apanhámos túberas e pútegas. Brincávamos, fazíamos um baile, jogos. Arranjavam-se namorados.” (Evangelista, 2014: 160). As cantigas existentes relativas a este dia (aqui aqui, reproduzidas abaixo) têm um cariz fortemente ligado a ritos sexuais, que mencionamos acima, e estão desprovidas da dimensão religiosa. O falo masculino é equiparado à espiga, e a envolvente da trama é sempre de cariz naturalista, sejam “os campos” ou “a seara”. Sobretudo a segunda cantiga apresentada remete para a iniciação sexual, enquanto que a primeira demonstra mais a continuação ou intensificação da atividade, acompanhado pela floração primaveril.

Por fim, e pela inferência do que aqui tratamos, podemos afirmar que o “Dia da Espiga” está ligado à dimensão pagã, seja a recolha da espiga, símbolo da floração, ou ligada aos ritos de iniciação sexual. Por outro lado, a designação “Dia da Ascensão” liga-se principalmente ao rito religioso.

Maria da Conceição,
 Maria da Conceição,
Um verdadeiro peixão,
Muito boa rapariga;
Pediu licença ao patrão,
Mas só á patroa não,
Para ir apanhar a espiga.

O patrão autorizou,
E quando esse dia chegou,
Era um gozo de bringel;
Vai a patroa à cozinha,
Dá com a rapariguinha,
Estava a aviar o farnel.

Assim que a patroa entrou,
À criada perguntou:
– O que fazes Conceição?
– Estou o farnel a arranjar,
Para ir a espiga apanhar,
Pedi licença ao patrão.

– O patrão não manda em ti,
Tu hoje não sais daqui,
Quem manda sou eu agora;
Responde a moça a sorrir:
– Pois se não me deixar ir
Desde já me vou embora.

A patroa mais serena,
Por ter da criada pena,
Porque ela não é má;
Diz-lhe então: – já está na hora
Rapariga vai-te embora,
Mas tem cautela por lá.

– Descanse minha senhora,
Saiu pela porta fora,
Animada a Conceição;
Nem a patroa julgava,
Que o farnel que ela arranjava,
Era também p’ro patrão.

Quando ela regressou,
A patroa perguntou:
– Ouve lá ó Conceição!
Nos campos por onde andaste,
Por acaso não encontraste,
Meu marido e teu patrão?

A rapariga corou,
E a patroa exclamou,
Ao ver-lhe o rosto corado:
– Já sei tudo rapariga
Foste apanhar a espiga,
Que eu também tenho apanhado!

– Quando eu era solteira,
Também nessa quinta-feira,
Fui à espiga muitas vezes;
Tanta espiga eu apanhei,
De uma vez até inchei,
Andei assim nove meses.


Quinta Feira da Espiga
Fui um dia passear
Quinta-feira de Ascensão
Com a minha rapariga
Cheguei ao meio da seara
Meti-lhe a espiga não mão
Cachopa não queria a espiga

Agarra a espiga cachopa
Agarra a espiga cachopa
Não estejas a desmaiar
Rapariga duma cana
Agarrou-a com tal gana
Já não a queria largar

Quando foi da primeira vez
Que eu lhe arranquei os três
E os olhos me revirou
Rica prima mete, mete
Rica prima mete, mete
Que ainda ao fundo não chegou

Em chegando o dia dela
Não queria a espiga
Mas depois leva com ela
Mas a cachopa ao princípio dava ais
Não queria a espiga
Mas depois já queria mais

Mas a cachopa ao princípio dava ais
Não queria a espiga
Mas depois já queria mais
Mas nesse dia era o grande dia dela
Não queria a espiga
Ó depois leva com ela.

Bibliografia:
EVANGELISTA, Manuel (2004). Lendas da Ribeira de Muge. S/l: Ed. Junta de Freguesia de Fazendas de Almeirim e Junta de Freguesia da Raposa.
EVANGELISTA, Manuel (2014). Jesuína Vitória: uma mulher da Ribeira de Muge. Paço dos Negros: Ed. de autor.
OLIVEIRA, Ernesto Veiga (1984). Festividades Cíclicas em Portugal. S/l: Publicações D. Quixote.
SANTO, Moisés Espírito (1999). Comunidade Rural ao Norte do Tejo seguindo de Vinte Anos Depois. Lisboa: ed. Associação de Estudos Rurais da Universidade Nova de Lisboa.

Texto: Samuel Tomé

Recolha: Manuel Evangelista