domingo, 8 de janeiro de 2012

Pérolas da Academia

Laurinda Rita, nascida em 1922, já falecida, entre muitas outras, deixou-nos esta pérola, umas saias, segundo ela aprendida na sua mocidade. Fruto, decerto, da ligação de Paço dos Negros, onde morava, com a região de entre-Muge-E-Sorraia, nomeadamente Foros de Arrão e Montargil. Havia naquele tempo um grande intercâmbio em toda esta grande região de pastorícia, gado e montado. Tanto iam daqui negociantes a negociar pelos casais, chegando  até Portalegre, Elvas, como os trabalhadores de ambos os estremos deste "deserto" se encontravam nestes casais de entre-Muge-E-Sorraia, nomeadamente nas ribeiras da Lamarosa e dos Grous, nas tiradas de cortiça e nos arrozais.

Laurinda Rita, obrigado.




Estas é qui são nas saias
Estas mesmo é qui são
Forum feitas e talhadas
Na manhê de San João
Forum feitas e talhadas
Na manhê de San João
Estas é qui são nas saias
Estas mesmo é qui são

Estas saias ouvim eu
Na festa di Longomeli
Gostei delas aprendin-as
Assintei-as num papel
Gostei delas aprendin-as
Assintei-as num papeli
Estas saias ouvim eu
Na festa di Longomel

Estas é que são nas saias
Chigadinhas à cintura
Eu gosto muito de as saias
Muito mais da criatura
Eu gosto muito de as saias
Muito mais da criatura
Estas é qui são nas saias
Chigadinhas à cintura

Estas saias ouvim eu
De Montargil é ‘ma rosa
Gostei delas aprindin-as
Cantei-as na Lamarosa
Gostei delas aprindin-as
Cantei-as na Lamarosa
Estas saias ouvim eu
De Montargil é ‘ma rosa.