terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Academia da Ribeira de Muge - Balanço de 2001

Ao chegar ao fim deste ano de 2011, é sempre positivo fazermos o balanço do ano. Por vezes estamos em baixo, quase levados a considerar que poderíamos ter feito mais e melhor. Eis que nos surgem notícias como esta,

in o almeirinense

e que a blogosfera local relata:
«Arrancaram ontem, 07.12.2011, as comemorações dos 600 anos de Almeirim, com uma palestra no Salão Nobre dos Paço do Concelho ...
Acontece que os representantes máximos deste concelho, os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, primaram pela sua ausência, assim como os presidentes das Juntas de Freguesia. E o convidado também não compareceu...»
Isto é o que acontece quando a ignorância da história e da cultura local reinam neste concelho.
Quando se iniciam umas atabalhoadas e serôdias comemorações quando se deveriam estar a terminar.
Esqueceram-se..., pois é... Diz o povo: esquece muito a quem não sabe...
Eis um excerto das modestas, mas dignas e atempadas comemorações que a Academis da Ribeira de Muge promoveu em Paço dos Negros para comemorar os 500 anos. Comemorações que se iniciaram 6 meses antes, com um programa mensal, inédito e sempre de temática diferente, que culminou no mês de maio, em cima da data em que 500 anos antes fora feita a Escritura.
Envolveu muito trabalho, anos de pesquisa. Foi uma pedrada no pântano que é a cultura em Almeirim: A presença de representante de Sua Alteza Real D. Duarte de Bragança, da escritora Deana Barroqueiro, a divulgação de algumas peças inéditas do Folclore local que remontarão aos séculos 16-18, a reconstituição do Paço em maqueta, a publicação do Livro que, baseado em documentação original e coeva, reedifica para a posteridade o Paço dos Negros da Ribeira de Muge.
Prova ainda que não é a mesa do orçamento que traz dinamismo aos eventos...
Prova o que já é de ciência certo, que o caciquismo não é amigo de novas ideias e de novos projectos, antes os adia e obriga a vergar-se a interesses.
Um excerto da peça, DANÇA DO FIDALGO, <iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/Lc3SnTpDiIc" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>exibida aquando das comemoraçãoes dos 500 anos.