Trecho da Carta- Escritura do Paço da Ribeira de Muge
«...que S. A. para seu desenfadamento quer mandar fazer na dita sua terra, e bem assim lhe fazem serviço e doação da água da fonte que está ao Machieiro, contra Almeirim e da banda da mão esquerda da estrada que vai para Almeirim, para S. A. dela mandar fazer tudo o que for o seu serviço...»
ESTA CARTA FOI ESCRITURADA A 3 DE MAIO DE 1511, A MANDO DEL-REI D. MANUEL, QUE DELEGOU ESTA TAREFA EM PEDRO MATELA, CONTADOR EM SANTARÉM, POR CARTA COM DATA DE 28 DE ABRIL...
ESTE PEDRO MATELA HAVIA VINDO À RIBEIRA DE MUGE, VERIFICAR O ESTADO DO TERRENO E DAS ACHEGAS PARA AS OBRAS, ASSUNTO QUE COMUNICA AO REI, COM DATA DE 22 DE ABRIL. (CF. PAÇO DOS NEGROS DA RIBEIRA DE MUGE - A TACUBIS ROMANA).
NA CARTA-ESCRITURA É REFERIDA A FONTE DO MACHIEIRO da banda da mão esquerda da estrada que vai para Almeirim, ACTUAL FONTE DO REGO DOS TANQUES, E A ESTRADA PARA ALMEIRIM, ACTUAL RUA HUMBERTO DELGADO.
UMA SUGESTÃO: PORQUE NÃO DAR O NOME DE PERO MATELA A ESTA RUA? NOME QUE ESTÁ NA GÉNESE DA LOCALIDADE. E DA RUA.
ALIÁS, PENSO QUE PAÇO DOS NEGROS TERIA MUITO A GANHAR SE RENOMEASSE ALGUMAS DAS SUAS RUAS. TEMOS UM GRANDE ROL DE PERSONALIDADES HISTÓRIAS QUE AQUI FIZERAM ESTADIA. NENHUMA RUA TEM O NOME DE UMA DESTAS PERSONALIDADES.
PS. Já agora, e verificando a numeração de polícia de Paço dos Negros, verificamos que falta consistência, existe contradição nas normas de numeração. Por exemplo começam as numeraçãoes de Oeste para Leste, seja da serra para o rio, contrariando as normas e a lógica, pois junto ao rio há sempre casas, deveria atribuir-se ali o numero 1/2, e no outro extremo, o do inicio da contagem, pode vir a ser necessário atribuir novos números a novas casas, pois as ruas têm continuação.
Ruas paralelas, umas são mumeradas de Norte para Sul (Escola), outras de Sul para Norte (Paço)...
Assunto que um dia trataremos com mais profundidade.