quarta-feira, 28 de março de 2018

Dia dos Moinhos Abertos e Comemorações da Primeira Grande-Guerra



Nos próximos dias 7 e 8 de abril o Moinho do Fidalgo, localizado na aldeia de Paço dos Negros - Almeirim, irá estar aberto para visitas, enquadrado na iniciativa nacional "Dia dos Moinhos Abertos". A iniciativa nacional começou em 2006 e desde 2014 que a Academia Itinerarium XIV da Ribeira de Muge lhe dá corpo em Paço dos Negros no Moinho do Fidalgo.

Tendo em conta a proximidade ao dia 9 de abril, em que se assinala neste ano o centenário da Batalha de La Lys, a exposição temática durante o moinho aberto terá como título "100 Anos da Batalha de La Lys - Influências da 1.ª Guerra Mundial na Freguesia da Raposa". Tendo em conta que todo o vale do médio curso da Ribeira de Muge (onde se insere a Raposa, Paço dos Negros e Marianos) eram uma única freguesia à época, a exposição trará informações sobre os soldados que participaram neste evento bélico naturais desta freguesia e moradores não só nestas aldeias como em vários casais bordejam a ribeira. 

A par desta exposição, e além da normal visita ao moinho e às suas tecnologias e maquinarias, como vai já sendo costume, contaremos também com a presença de José João Pais, que irá proferir a palestra  "Recordando a batalha de La Lys. 9 de abril de 1918". O programa oficial segue abaixo: 

Dia 7 de abril, Sábado
15.00h - Descerramento do Cartaz Oficial dos Moinhos Abertos 2018
15.00h - Inauguração da Exposição no Moinho. 
15.00h às 18.00h - Moinho Aberto. 

Dia 8 de abril, Domingo
15.00h às 18.00h - Moinho Aberto. 
15.30h - Palestra "Recordando a batalha de La Lys. 9 de abril de 1918" com José João Pais. 


Momento cultural com declamação de "Versos" alusivos à 1.ª Guerra Mundial.