sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

A Capela de São João Baptista


A Capela de S. João Baptista, o local mais sagrado, o lugar onde nasceu Paço dos Negros, em 1511, vai ter à luz do dia o livro com a sua História, no próximo 24 de Junho, dia do seu patrono.
Traz uma carta de D. João III para o embaixador em Roma, para que este trate junto do Papa Clemente VII, a permanência de um frade, um tal Diogo Pacheco, do qual me quero serviir
na capelania da capela dos meus paços da Ribeira de Muja por ser dele
e de sua bondade bem enformado e por os vezinhos dali d'aredor estarem
dele e de seu serviço contentes... 

Local de grande importância para a realeza, mas mais importante deve ser para a localidade, pois foi ali que de alguma forma, durante quase 400 anos, se desenrolou a cultura e a vida da terra.
Esperemos que a obra de reposição do telhado, enobreça o monumento com autenticidade no exterior, e ao mesmo tempo dignifique com alguma beleza aquela magnífica nave.



Mas quando vemos num SITE, que anuncia a obra: « segunda feira, 2 de fevereiro de 2015 pelas 15:00
(...)
e aprovação de um subsidio 14. Apreciação ao Rancho Folclórico de Paços dos Negros destinado a obras de reparação do telhado» (sic)

Assim mesmo, fico a pensar: Saberão o nome da capela? Saberão a sua História? sentirão o peso da responsabilidade de restaurar um monumento o qual, como se vê, desconhecem por completo?

Por mim, fica dito que não aceito uma obra que não dignifique o lugar, o monumento, a matriz, onde nasceu a minha terra.