terça-feira, 4 de janeiro de 2011

ETAR de Paço dos Negros




Depois de em 2005, os próprios topógrafos que na rua junto a minha casa (e dentro do meu jardim), me terem garantido que iam ser construídos os esgotos e a ETAR nesse ano. Não se concretizou.
Em 2009, terem sido colocados os esgotos (bem ou mal, a julgar pelas tampas, todas irregulares, duvido que tenham qualidade), e rebentado com as estradas, que estão dignas de um rali todo-o-terreno, e sem que se saiba quando funcionarão os esgotos... Há quem afirme que os esgotos estão com 20 anos de atraso...
Será que é finalmente nas eleições de 2013?

Como leigo, alguém me consegue explicar porque é que a ETAR de Paço dos Negros vai ser construída, nos Gagos, junto à ribeira, cerca de 5 km a montante, em zona de reserva agrícola e ambiental, e não a jusante da aldeia, na confluência dos ramais dos esgotos das várias ruas, com todo o terreno livre que ali há?
Será que bombear todos os detritos, numa distância de 5 km, e alguns metros de desnível, trará uma economia de recursos?
Será que em caso de avaria da etar, e temos bons exemplos no concelho, todo a escorrência não vai contaminar as águas da ribeira e das dezenas de nascentes em que esta ribeira é tão rica e das quais as populações se servem?
Não quero afirmar que exista um caso de compadrio, mas o povo de Paço dos Negros, que pode vir a ser altamente prejudicado, deveria interrogar-se o porquê deste local?

Este mesmo povo que, em vez de exercer a cidadania, prefere, de barrete na mão, mendigar na câmara e na junta, uma esmolinha de uma carradinha de saibro, uma saquinha de cimento para enfeitar a frente da sua porta, bem pode limpar as mãos à parede pois não há localidade com as frentes das casas e os passeios (que não tem), tão desgraçados. É o que dá a subserviência...

A GENTE LÊ OS JORNAIS, VÊ AS CHAMADAS DE  ATENÇÃO DE PESSOAS SENSATAS, E COMEÇA A SENTIR VERGONHA PELOS GOVERNANTES QUE ESTE CONCELHO TEM.