segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Moinho do Boneco - Futuro Património Classificado

Numa visita ao moinho do Boneco - Moita dos Ferreiros, Lourinhã - durante mais de três horas, foi um gosto aprender com a sua Moleira, a Fátima Nunes, criadora do projecto de classificação dos moinhos a Património Imaterial da Humanidade. Parabéns Fátima. Aconselho marcarem uma visita.








sábado, 11 de fevereiro de 2017

Dom Sebastião e o Paço da Ribeira de Muge

D. Sebastião


Muitas são as histórias do rei D. Sebastião nas caçadas, nas coutadas de Almeirim e da Ribeira de Muja, conforme documentos coevos, e como o sugerem os relatos de fugas a D. Catarina, sua avó, para o seu paço preferido, durante as suas longas estadias no paço de Almeirim. Desta vez, aos 17 anos, estava o rei D. Sebastião em Almeirim desde 21-12-1571, e como nos diz a carta de 10-02-1572, do cardeal a Dona Catarina que estava em Enxobregas, o reizinho que já andava a congeminar Alcácer-Quibir, passou alguns dias no Paço da Ribeira: «elRey meu sor esta muito bem. não se lhe deve dizer algua cousa que dê algua sospeita. E elRey meu sor esta nos Paços da Ribeira e não a de vir senão amanhã a noite. E também esta para ir ver V. A. logo na entrada da coresma.» (A. Simancas, Estado, legajo 390, f. 88, citado em Joaquim Veríssimo Serrão, Os itinerários de D. Sebastião, 1568-1578).

Mais uma vez, nunca é demais recordar a nossa história, neste aniversário desta estadia, documentada, este blog quer recordar esta data, de algum modo desagravando os atentados que vem sofrendo este Paço e a memória dos que por aqui passaram, por políticos que não respeitam o património, a história e a nossa cultura.

Rainha D. Catarina 

Portal do Paço dos Negros e capela de S. João Baptista ao fundo.