terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O lóbi do restopórtico já teve descendência


Eis o sinal da vergonha, que anuncia o Paço Real da Ribeira de Muge. 



A quem interessa esta aberração? Qual é o dever do historiador local ao ver tamanha aberração? 
Aberração que vem sendo alimentada pelo lóbi do restopórtico. No próprio portal da Câmara, que fazendo gala em ignorar o local e a sua historia, há décadas que divulga o erro, e que foi aumentado pela cópia e pelo plágio. Vejamos um breve incursão na net:

Apenas o pórtico ainda marca um símbolo da História de Almeirim que continua a desafiar o tempo e a pedir que a sua imagem não se perca no esquecimento.
http://www.cm-almeirim.pt/almeirim/Concelho/Historia/OPacoDosNegrosDaRibeiraDeMuge.htm

Do antigo Paço do século XVI, resta o pórtico que dava acesso ao pátio, coroado pelo escudo real.
2080-640 FAZENDAS DE ALMEIRIM
http://estilosdevida.rtp.pt/rtp/ruinas-do-paco-real-dos-negros-locais-a-visitar-almeirim-paco-dos-negros-fazendas-de-almeirim-640-1.html

Do antigo Paço do século XVI, resta o pórtico que dava acesso ao pátio, coroado pelo escudo real.
Paço dos Negros
2080-640 FAZENDAS DE ALMEIRIM 
http://www.lifecooler.com/portugal/patrimonio/RuinasdoPacoRealdosNegros

Pórtico de Paço dos Negros - Do antigo Paço, construído no séc. XVI, apenas resta a magnífica portada que daria acesso ao pátio. in "Folheto Turístico", Região de Turismo do Ribatejo
http://www.ribatejo.com/ecos/almeirim/ampatrimonio.html

Património cultural e edificado: Pórtico de Paço dos Negros.
http://www.europamoraaqui.ludicom.pt/dvd/works/santarem-e.b.faza.his2.pdf

Pórtico de Paço dos Negros – Almeirim. Foi erigido no ano de 1512… http://www.jornaldasautarquias.com/pages/31/index.php?page=cultura_vfx

Edificado num espaço tipicamente originário, resta apenas deste atraente local do séc.: XVI, o pórtico e o próprio nome de Paço dos Negros,
http://www.distritosdeportugal.com/santarem/fazendas_almeirim/index.htm

Pórtico de Paço dos Negros
Na Raposa, [NA VERDADE FAZENDAS DE ALMEIRIM] a 13km do centro, encontramos os restos do Paço refeito por D. Manuel I, no século XVI, precisamente em 1512, [na verdade 1511] atestado pela carta do Rei ao seu escudeiro Diogo Rodrigues. Sobrou uma magnífica portada que daria acesso ao pátio…
(Neste, se põe o Paço na Raposa, por outro lado põe o Convento da Serra na freguesia de Fazendas.)
http://www.agenda.pt/iframe.php?subcat=ALMEIRIM

Na Raposa, [NA VERDADE FAZENDAS DE ALMEIRIM] a 13km do centro, encontramos os restos do Paço refeito por D. Manuel I, no século XVI. Sobrou uma magnífica portada
http://www.inportugal-tourism.com/visitaralentejo.htm#almeirim

Destaque para a Igreja Matriz, o Pórtico do Paço dos Negros
http://www.pintolopesviagens.com/pdf/2010/carnaval_pascoa.pdf

Em Almeirim, quase ninguém conhece o Paço real. Mesmo gente culta lhe chama depreciativamente, "o Pórtico".

Resultado: O lóbi do restopórtico já teve filhos. Espúrios. Que nos envergonham. Eis um deles:



Espera-se que esta nova vereação não incorra nos mesmos erros e manhas da anterior, de ignorância e desprezo por este monumento que, no concelho, representa a época de maior glória da história nacional. Que mandem retirar a malfadada placa, o anunciem com verdade, cuidem do Paço, da Capela de S. João Baptista, que bem merece um telhado novo onde não entre a chuva e os pardais, o classifiquem de interesse municipal; e já agora corrijam ou apaguem o sítio da Câmara. Desde 2011, existe um livro de que podem servir-se para corrigir. É só procurá-lo.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Jesuína Vitória Uma Mulher da Ribeira de Muge

O livro “Jesuína Vitória uma Mulher da Ribeira de Muge”, no prelo, abre a colectânea “Mulheres da Ribeira de Muge”. Esta é apenas uma forma simples encontrada para homenagear as mulheres sábias e simples do povo, ignoradas pelos poderes, subindo ao povo, registando e certificando a sua matriz cultural. Neste caso, o povo da Ribeira de Muge.
Pensamos que outras (os) se seguirão. É um desafio que abraçámos.

Capa do livro, "Jesuína Vitória uma Mulher da Ribeira de Muge".




Três peças do Romanceiro medieval, inseridas no livro, que Jesuína Vitória  através dos tempos trouxe até nós. Obrigado Jesuína Vitória.


O Anel de Sete Pedras
.https://dl.dropboxusercontent.com/u/4453889/2.%20%20A%20O%20anel%20de%20sete%20pedras.mp3


O Soldadinho
https://dl.dropboxusercontent.com/u/4453889/O%20Soldadinho.mp3



O Conde da Alemanha
https://dl.dropboxusercontent.com/u/4453889/4%20Conde%20da%20Alemanha.mp3


Índice



quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

D. Sebastião e o Paço dos Negros

D. Sebastião


Muitas são as histórias do rei D. Sebastião nas caçadas, nas coutadas de Almeirim e da Ribeira de Muja, conforme documentos coevos, e como o sugerem as fugas a sua avó para o seu paço preferido, durante as suas longas estadias no paço de Almeirim. Desta vez, aos 17 anos, estava o rei D. Sebastião em Almeirim desde 21-12-1571. E como nos diz a carta de 10-02-1572, do cardeal a Dona Catarina que estava em Enxobregas, o reizinho passou alguns dias no Paço da Ribeira: «elRey meu sor esta muito bem. não se lhe deve dizer algua cousa que dê algua sospeita. E elRey meu sor esta nos Paços da Ribeira e não a de vir senão amanhã a noite. E também esta para ir ver V. A. logo na entrada da coresma. (A. Simancas, Estado, legajo 390, f. 88, citado em Joaquim Veríssimo Serrão, Os itinerários de D. Sebastião, 1568-1578).

Mais uma vez, nunca é demais recordar a nossa história, neste aniversário desta estadia documentada, este blog quer recordar esta data, de algum modo desagravando os atentados que vem sofrendo este Paço e a memória dos que por aqui passaram, por políticos que não respeitam o património, a história e a nossa cultura.

Rainha D. Catarina

Pórtico do Paço dos Negros e capela de S. João Baptista ao fundo.