sábado, 31 de março de 2012

Documentos da nossa História


O documento de 31 de Maio de 1483 que é tido como, de algum modo, a data da criação do concelho de Almeirim.




Torre do Tombo, Livro 6 da Estremadura, fols. 278v-279. (microfilme 1002)

Os moradores da vila de Almeirim. Privillégio por que são escusos de pagar em pedidos, peitas, fintas, talhas, serviços.
Dom João e etc. A quantos esta carta virem fazemos saber que considerando nós como el-rei dom João meu bisavô que Deus haja edificou nossa vila e paços de Almeirim, e como isso mesmo ele e el-rei D. Duarte meu avô e el-rei meu senhor e pai cujas almas Deus haja, sempre folgaram de ter os ditos paços mui bem corregidos e a dita vila bem povoada para quando a ela fossem seus oficiais e alguns cortesãos, acharem pousadas em que pudessem ser aposentados, e desejando nós nesta parte seguirmos o que eles seguiram e também por que nosso desejo e vontade sempre foi e é nós nisto conformarmos com suas vontades, e para a dita vila ser melhor povoada e aproveitada a terra dela, por lhe termos afeição e nela muito nos desenfadarmos e querendo fazer graça e mercê aos moradores dela que ora são, e ao diante pelos tempos forem, temos por bem e queremos que daqui em diante sejam privilegiados e escusados, de não pagarem em nenhuns nossos pedidos, peitas, fintas, talhas, serviços emprestidos? que por nós daqui em diante forem lançados, por qualquer guisa e maneira que seja, nem vão com presos, nem com dinheiros, nem sejam tutores, nem curadores de nenhumas pessoas fora da dita vila e termo dela, posto que as tutorias sejam lídimas, nem sirvam em pontes nem em fontes, senão naquelas que se houverem de fazer na dita vila e seu termo, nem sejam isso mesmo postos por besteiros do conto. Outrossim queremos e mandamos que nenhuma pessoa ou pessoas de qualquer estado e condição que seja, não pousem com eles em suas casas de morada, adegas, nem cavalariças, nem lhe tomem deles roupa de cama, alfaias de casa, palha, cevada, lenha, galinhas, gados, nem outras nenhumas coisas de seu, contra suas vontades, nem lhes tomem suas bestas de sela, nem de albarda, para nenhumas cargas, salvo para as nossas e da rainha, e do princípe, meus sobre todos muito amados e prezados mulher e filho, para quando nós e a Rainha e o princípe formos, todos ou cada um de nós, na dita vila, então não serão escusados e servirão com aposentadoria, que segundo nossa ordenança são ordenadas. E porém mandamos a todos os nossos Corregedores, Juizes e Justiças, oficiais e pessoas a que o conhecimento deste pertencer por qualquer guisa que seja e esta nossa carta for mostrada que hajam daqui em diante os moradores na dita vila de Almeirim por escusados e relevados de todas as coisas sobreditas e cada uma delas, e os não costranjam nem mandem constranger, para ele em alguma maneira, porquanto assim é nossa mercê. Dada em a vila de Avis a 31 de Maio, Pedro Alvares a fez, de mil 1483. E eu Afonso Garcês secretário do dito senhor a fiz escrever, por seu mandado subscrevi.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Documentos da nossa história

Longe vão os tempos em que o fio de água que é hoje o domesticado e poluído rio Tejo saltava das margens.
Este documento mostra-nos uma ordem da Rainha regente D. Catarina, ordenando que o leito do rio Tejo volte a passar junto a Santarém.






quarta-feira, 7 de março de 2012

Coisas que acontecem?


Com a devida vénia do blog "Coisas que me apetece dizer".

Desde 1991 que nos foi “ensinado” que a grande aldeia de Fazendas de Almeirim, no concelho de Almeirim, passou a Vila. Mudou até o nome, passou a designar-se Vila de Fazendas de Almeirim, antes que alguém pusesse em causa a nova classificação – Vila!!!
Mas… será que é mesmo vila?
A lei evocada (80/91 de 16 de Agosto) elevou à categoria de vila uma localidade com o mesmo nome mas no concelho de Santarém, não no de Almeirim. Assim sendo…
image
image